Header Ads

test

Hepatite B



A hepatite B é uma doença infecciosa que afeta o fígado e pode causar graves complicações, como cirrose, câncer e insuficiência hepática. A hepatite B é causada por um vírus que se transmite pelo contato com sangue ou outros fluidos corporais de uma pessoa infectada. A hepatite B pode ser aguda ou crônica, dependendo da duração da infecção.

A hepatite B aguda é uma infecção de curta duração que ocorre nos primeiros seis meses após a exposição ao vírus. A maioria das pessoas com hepatite B aguda se recupera completamente e desenvolve imunidade contra o vírus. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver sintomas graves, como icterícia, dor abdominal, náuseas, vômitos e febre. Nesses casos, é necessário procurar atendimento médico imediato.

A hepatite B crônica é uma infecção de longa duração que persiste por mais de seis meses. A hepatite B crônica pode não causar sintomas por muitos anos, mas pode danificar progressivamente o fígado e levar a complicações graves. A hepatite B crônica pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue que detectam a presença do vírus ou de anticorpos contra ele. O tratamento da hepatite B crônica visa reduzir a carga viral e prevenir ou retardar o dano hepático. O tratamento pode incluir medicamentos antivirais, imunomoduladores ou transplante de fígado em casos extremos.

A prevenção da hepatite B é fundamental para evitar a transmissão e as complicações da doença. A principal forma de prevenção é a vacinação contra a hepatite B, que é segura e eficaz e deve ser administrada em três doses, preferencialmente na infância. Além disso, outras medidas preventivas incluem evitar o compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes, usar preservativos nas relações sexuais, realizar testes de hepatite B antes de doar ou receber sangue ou órgãos e seguir as recomendações médicas durante a gravidez e o parto.

A hepatite B é uma doença séria que requer atenção e cuidado. Se você tem dúvidas sobre a sua situação ou a de alguém próximo, procure orientação médica e siga as orientações para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção da doença.

Fontes:

: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/hepatitis-b
: https://www.cdc.gov/hepatitis/hbv/bfaq.htm
: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hepatitis-b/symptoms-causes/syc-20366802
: https://www.nhs.uk/conditions/hepatitis-b/
: https://www.healthline.com/health/hepatitis-b
: https://www.webmd.com/hepatitis/chronic-hepatitis-b
: https://www.liverfoundation.org/for-patients/about-the-liver/diseases-of-the-liver/hepatitis-b/
: https://www.medicalnewstoday.com/articles/306288
: https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/hepatitis-b/chronic-hepatitis-b-treatment
: https://www.medicinenet.com/hepatitis_b_treatment/article.htm
: https://www.vaccines.gov/diseases/hepatitis_b
: https://www.health.harvard.edu/a_to_z/hepatitis-b-a-to-z



Nenhum comentário