9 de fev de 2010

Filled Under: , ,

Autoridades sanitárias notificam 278 novos casos do HIV/Sida

Kuito - Pelo menos 268 novos casos de HIV/Sida foram notificados em 2009, na província do Bié, pelas autoridades sanitárias locais, segundo informou hoje, no Kuito, o supervisor de luta contra a enfermidade, Adelino Camato.

O responsável sublinhou que, em relação ao ano de 2008, houve um aumento de mais seis novos casos, situação que tem preocupado as entidades governativas da província.
No mesmo período foram registados 56 mortes causadas pela mesma endemia, entre as vítimas mortais as autoridades sanitárias no Bié registaram 41 adultos e 15 crianças, respectivamente.

De acordo com o supervisor, na mesma época foram realizados de 13 mil 148 testes nos Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntários (CATV), instalados nos postos médicos, maternidades, centros maternos infantis a nível da província.
Admitiu que o surgimento de novos casos tendem aumentar cada vez mais nesta parcela do país, devido a circulação de pessoas e bens, assim como a concentração de alguns cidadãos estrangeiros que desenvolvem actividades comerciais, associando-se a sensibilização sobre o modo de prevenção e de tratamento da doença desenvolvida pelo sector de saúde, bem como a instalação dos "CATVs" em todos os municípios.

Referiu que o executivo local também está a empreender grande esforço no sentido de instalar CATVs em todas sedes comunais da província, de forma que os cidadãos conheçam o seu estado serológico a partir da zona onde residem, acrescentando que, estão já controlados no Bié 14 Centros de Aconselhamentos e Testagem Voluntárias.

Frisou que para reduzir o surgimento de novos casos do Sida e outras infecções de transmissão sexuais, as autoridades sanitárias locais vão este ano intensificar as palestras de sensibilização junto das comunidades, assim como os debates radiofónicos.

Fonte: portalangop

0 comentários:

Postar um comentário