Header Ads

test

6.15 - Mensagens Importantes para os Agentes Social de Saúde Redutor de Danos

6.15 - Mensagens Importantes para os Agentes Social de Saúde Redutor de Danos

• Utilize linguagem simples, não técnica.
• Divulgue mensagens positivas, encorajadoras e que tenham credibilidade.
• Evite sobrecargas de informação.
• Verifique se o usuário de drogas e profissional do sexo compreendeu as informações que recebeu.
• Estimule o desenvolvimento da auto-estima e de outras habilidades favoráveis à adoção de práticas sexuais mais seguras.
• Seja breve: deixe tempo para as perguntas.
• Respeite as preferências e necessidades dos usuários de drogas e profissionais do sexo.
• Existem usuários de drogas e profissionais do sexo que precisam de ajuda para identificar as situações de risco, os desafios, às escolhas a fazer e as conseqüências de sua decisão.


REFLEXÃO:

Tornando-se um Espadachim Samurai

Os mestres espadachins japoneses aprendem sua função através de um grupo complexo e altamente detalhado de exercícios de treinamento. O processo de domínio do uso de espadas é quebrado e dividido em componentes específicos que são estudados cuidadosamente, um de cada vez. Nesse processo de aprendizagem, pessoas naturalmente habilidosas sofrem e pensam que o manejo de espadas é fisicamente complicado. O indivíduo habilidoso poderá perceber sua performance caindo durante o treino de determinados exercícios. A consciência do que se está fazendo pode interferir na coordenação e fluência dos movimentos.

Uma vez que as habilidades individuais tenham sido praticadas e aprendidas à perfeição, o Samurai retira-se, indo a uma montanha para meditar. Ele deliberadamente esquece tudo o que foi estudado. Quando retorna, percebe que habilidades distintas foram naturalmente integradas ao seu estilo ou maneira de ser. A partir de então, o Samurai raramente tem de pensar sobre suas habilidades. Ele se torna um Espadachim Samurai.

A mesma regra se aplicam ao balé, tênis, golfe, culinária, e qualquer outra atividade na vida. Ensaio e treinamento de habilidades básicas constroem o domínio da função, que depois se integrará naturalmente ao estilo pessoal de cada um. O todo é sempre maior do que a soma das partes separadas.

Talvez você tenha sentido algum desconforto ao exercitar determinadas práticas de abordagem. É possível que, mais tarde, venha a achar outras práticas desconcertantes. Isso acontece tanto com o profissional iniciante quanto com o experiente. A tentativa de melhorar e estudar mais nossas habilidades pode muitas vezes resultar em quedas de rendimento temporárias e, às vezes, frustrantes, assim como acontece com os Samurais.

Por exemplo, uma pessoa aprendendo a dirigir um carro. Quando sentamos pela primeira vez ao volante, temos que coordenar várias atividades diferentes, e todas ao mesmo tempo. As marchas, os pedais, os espelhos retrovisores. Talvez, nas primeiras vezes, possa haver certa confusão na combinação de tantos elementos ou funções diferentes, prejudicando o motorista no que diz respeito à percepção do que efetivamente está acontecendo ao redor do carro, no trânsito.

Mas a prática e a experiência logo nos levam a esquecer determinadas regras, que acabam sendo coordenadas automaticamente enquanto passamos a poder dar atenção ao mundo em volta do pára-brisa. É o domínio de habilidades específicas que permite atingir esses objetivos.

Nenhum comentário