Header Ads

test

HIV



O HIV é o vírus que causa a AIDS, uma doença grave que afeta o sistema imunológico e pode levar à morte. O HIV é transmitido pelo contato com sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, principalmente por relações sexuais sem proteção, uso de seringas contaminadas ou da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

A infecção pelo HIV não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem a multiplicação do vírus e protegem as células de defesa do organismo. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível após o diagnóstico, que é feito por meio de testes rápidos ou laboratoriais que detectam a presença de anticorpos contra o HIV no sangue ou na saliva.

A pessoa que vive com HIV pode ter uma vida normal, desde que siga as orientações médicas e adote hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e abstinência de álcool e drogas. Além disso, é fundamental usar preservativo em todas as relações sexuais para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas e a infecção por outras doenças sexualmente transmissíveis.

A prevenção do HIV é a melhor forma de combater a AIDS, que ainda não tem vacina nem tratamento definitivo. Por isso, é importante se informar sobre os modos de transmissão e os meios de proteção, como o uso de camisinha masculina ou feminina, a troca de seringas e agulhas descartáveis e o teste pré-natal para gestantes. Também é essencial se testar regularmente para o HIV e buscar tratamento imediato em caso de resultado positivo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Em 2020, foram notificados 32.701 casos de HIV e 29.917 casos de AIDS, com uma queda de 20,7% em relação a 2019. A maioria dos casos ocorre entre jovens de 20 a 34 anos, sendo 69,8% em homens e 30,2% em mulheres. O tratamento com antirretroviral é feito por cerca de 727 mil pessoas, e 94% delas não transmitem o HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável [1].

Fontes:

[1] Ministério da Saúde apresenta dados e ações de combate à aids no país - Agência Brasil

Nenhum comentário