Header Ads

test

Infecção pelo HTLV

O HTLV é um vírus que pode causar doenças graves, mas que muitas vezes não apresenta sintomas. Neste artigo, vamos explicar o que é o HTLV, como ele é transmitido, quais são os seus sintomas e como é o tratamento.

O que é o HTLV?

O HTLV significa Vírus Linfotrópico de Células T Humanas. Ele é um vírus da mesma família do HIV, que infecta as células de defesa do organismo chamadas linfócitos T. Existem dois tipos principais de HTLV: o HTLV-1 e o HTLV-2. O HTLV-1 é mais comum e está associado a doenças como leucemia, linfoma, paraparesia espástica tropical e uveíte. O HTLV-2 é menos frequente e não está claramente relacionado a nenhuma doença específica (Garcia & Hennington, 2019).

Como o HTLV é transmitido?

O HTLV pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio de:

- Relações sexuais sem proteção;
- Compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
- Transfusão de sangue ou derivados infectados;
- Aleitamento materno de mães portadoras do vírus.

A transmissão vertical, ou seja, da mãe para o filho durante a gestação ou o parto, também pode ocorrer, mas é menos comum (Rede D’Or São Luiz, s.d.).

Quais são os sintomas do HTLV?

A maioria das pessoas infectadas pelo HTLV não apresenta sintomas e desconhece que tem o vírus. No entanto, cerca de 5% dos portadores podem desenvolver doenças graves em decorrência da infecção pelo vírus. As principais doenças causadas pelo HTLV são:

- Leucemia/linfoma de células T do adulto: é um tipo de câncer que afeta os linfócitos T e se manifesta com febre, suor noturno, perda de peso, aumento dos gânglios linfáticos, anemia, baixa imunidade e sangramentos;
- Paraparesia espástica tropical: é uma doença neurológica que afeta a medula espinhal e se manifesta com fraqueza, rigidez e espasmos musculares nas pernas, dificuldade para andar, dor nas costas, incontinência urinária e fecal e disfunção sexual;
- Uveíte: é uma inflamação da úvea, que é a camada intermediária do olho. Ela se manifesta com dor ocular, vermelhidão, sensibilidade à luz, visão embaçada e manchas na visão.

Outras doenças que podem estar relacionadas ao HTLV são: dermatite infectiva, poliomiosite, poliartrite e síndrome de Sjögren (Tua Saúde, s.d.).

Como é o tratamento do HTLV?

Não existe um tratamento específico para eliminar o vírus HTLV do organismo. O tratamento visa controlar as doenças associadas ao vírus e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O tratamento depende do tipo e da gravidade da doença e pode incluir medicamentos antivirais, quimioterapia, corticoides, imunossupressores e fisioterapia.

A prevenção é a melhor forma de evitar a infecção pelo HTLV. Recomenda-se usar preservativo nas relações sexuais, não compartilhar agulhas e seringas, fazer o teste para o vírus antes de doar ou receber sangue ou derivados e evitar o aleitamento materno se a mãe for portadora do vírus.

As pessoas infectadas pelo HTLV devem fazer acompanhamento médico regular para monitorar a sua saúde e detectar precocemente qualquer sinal de doença.

Referências:

Garcia IFS & Hennington EA. HTLV: uma infecção estigmatizante? Cadernos de Saúde Pública 2019; 35(11):e00005419.

Rede D’Or São Luiz. HTLV: O que é, sintomas, tratamentos e causas. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/htlv

Tua Saúde. HTLV: o que é, como identificar os sintomas e tratar a infecção. Disponível em: https://www.tuasaude.com/htlv/

Nenhum comentário