15 de fev de 2010

Filled Under: , ,

Estudo: tratar herpes não reduz risco de transmissão da aids

O tratamento de herpes em pessoas que também estão infectadas pelo HIV não reduz as chances das mesmas transmitirem o vírus da aids, segundo um novo estudo.

Os resultados foram uma surpresa, disse a autora principal, doutora Connie Celum, professora de saúde global da Universidade de Washington. Por razões desconhecidas, a droga aciclovir, que trata o herpes, diminui o nível do vírus da aids no sangue. Mesmo assim, Celum disse, "ninguém sabia se isso seria suficiente para reduzir a transmissão do HIV."

Para o estudo, que apareceu na semana passada no periódico The New England Journal of Medicine, pesquisadores em 14 locais da África examinaram 50 mil casais e selecionaram 3,4 mil que tinham um parceiro infectado por ambos os vírus e que concordaram em permanecer no estudo por dois anos.

Todos os participantes receberam preservativos; metade tomou aciclovir e metade um placebo. Aqueles que tomaram aciclovir tiveram 50% menos feridas genitais e menos vírus da aids no sangue.

No entanto, os pacientes em ambos os grupos transmitiram o vírus da aids aos seus parceiros a uma taxa igual. (O teste viral mostrou que quase 30% foram na verdade infectados por outros parceiros, mas esses casos foram eliminados do estudo.) Porém, a distribuição de preservativos e o aconselhamento de fato diminuíram as taxas gerais de infecção.

Embora o aciclovir seja mais barato do que as drogas antirretrovirais e tenha menos efeitos colaterais, "novas estratégias são necessárias" para impedir a transmissão da aids, concluíram os autores.

Tradução: Amy Traduções


Fonte: Noticias Terra

0 comentários:

Postar um comentário