Header Ads

test

6.9 – Colaboradores ( Amigos do PRD)

6.9 – Colaboradores ( Amigos do PRD)

“Colaboradores” e “amigos do projeto” são pessoas que, apesar de não fazerem parte da equipe do projeto, participam ativamente de suas atividades.

Em alguns PRDs, a participação desses colaboradores e amigos mostrou-se fundamental para a realização do trabalho com os Uds. Em todos os casos, essas pessoas representam uma ampliação da capacidade do PRD de estar presente no seio da comunidade, uma referência e uma condição de permanência.

Entre as ações desenvolvidas por eles podemos destacar:

- Distribuição e troca de seringas, kits para Oxi, kits para drogas aspiradas, etc....
- Distribuição de preservativos e materiais informativos e educativos.
- Armazenamento do material.
- Atuação como contato entre o PRD, a comunidade e os UDs.

Eventualmente, são os colaboradores que, efetivamente, viabilizam os trabalhos do PRD junto à comunidade por terem conhecimento da área ou por conhecerem pessoas influentes da mesma.

Muitas vezes a casa de um colaborador é utilizada para o atendimento aos UDs, fora dos horários e dias normais de atividades do PRD.

Por seu lado, os colaboradores podem obter uma série de vantagens de sua parceria com o PRD. Na maioria das vezes, passam a ser bem considerados e prestigiados na comunidade por desenvolverem diversas ações de interesse coletivo, principalmente na área de saúde e de defesa da Cidadania.

Na abertura de novas áreas de atuação, deve-se buscar introduzir o projeto nas redes que os UDs estabelecem com outros atores e grupos sociais. Dessa forma, deve ser valorizado qualquer contato positivo com um UD e a essas redes. Uma vez estabelecida a ligação com uma rede de usuários, o próximo passo é manter a estratégia funcionando.

Nenhum comentário