20 de out de 2010

Filled Under: , , ,

Dia Mundial de Luta Contra a Aids


O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, a cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS propicia a oportunidade de saber mais sobre a epidemia, além de estimular a solidariedade da sociedade para com as pessoas infectadas pelo HIV. Essa data também se constitui em um evento anual de ação coordenada contra a AIDS na maior parte dos países, contribuindo com as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas.

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão em relação às pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é uma data de solidariedade às pessoas que vivem com HIV. É também momento de pensar em soluções para evitar novas infecções da doença e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV. A data foi criada pela Assembléia Mundial de Saúde, em 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). O laço vermelho é o símbolo dessa solidariedade no mundo e foi criado pela empresa Visual Aids.

A primeira pessoa a usá-lo publicamente foi ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do Tony (o “oscar” do teatro americano). A cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão e o laço em si foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

0 comentários:

Postar um comentário